Ajude-nos para que possamos ajudá-lo


Favo e rainha de Scaptotrigona sp
Foto: Quim Drummond


Nas redes sociais do Instituto Abelhas Nativas são compartilhadas informações para orientar estudantes e profissionais que trabalham com pesquisa, educação e/ou consultoria relacionadas a conservação de abelhas/Meliponicultura.


Os criadores (meliponicultores) já experientes que querem fazer um upgrade em sua qualificação procuram indicação de cursos sérios e também enviam dúvidas.

Ainda, entram em contato com o IAN os iniciantes, que não querem ser surpreendidos de forma desagradável e pretendem começar de maneira assertiva e com maior chance de êxito.

Aqui no Blog a nossa intenção é compartilhar informações para quem está se preparando para um engajamento responsável, do ponto de vista conservacionista, no universo das abelhas sem ferrão, assim como quem quer acompanhar as novidades e boas práticas no segmento, se atualizando.

Saiba que irá encontrar na Internet, muitas informações e orientações, desde lugares onde pode comprar isca para atrair abelhas, desde como construir um ninho armadilha. 

Mas ao buscar informação séria antes de encarar esta missão é importante prestar atenção em algumas regras básicas:

- A primeira delas e a mais significativa é que a obtenção de enxames não é tão fácil como normalmente transparece nos vídeos.

Para iniciar a percepção das variáveis que interferem na obtenção de enxames considere:

1) Época adequada - a época mais fácil é no período em que as colônias estão enxameando, o que acontece entre 2 meses antes e dois meses depois do início período de chuva.

2) Isca adequada - se a isca for própria para a espécie de interesse, ou seja feita com própolis da mesma, melhor, mas outras espécies podem aparecer.

3) Caixa adequada - como armadilha, normalmente se usa garrafas PET que tem dado bons resultados.

4) Local adequado - coloque os ninhos armadilhas, não um, mas vários, próximo a locais onde já sabe que há enxames naturais. Coloque de preferência em locais sombreados o tempo todo e em várias alturas.

5) Ecossistema adequado - Se não houver recursos (néctar e pólen) em quantidade que permita o crescimento e a divisão das colônias não há porque ocorrer enxameagem.

Estude cada uma das variáveis e poderá iniciar bem a sua jornada.

O IAN – Instituto Abelhas Nativas investe no conhecimento como diferencial para todas as suas ações e incentiva a todos para que adotem a mesma postura ao incentivar a interação continuamente através das redes sociais.

É muito importante ficar atento:

Não compre ninhos, a não ser que sabidamente sejam da região. Se não for da região pode ter problema de adaptação. Isto, mesmo se a espécie ocorra na região.

Compre de preferência de pessoas legalizadas que possam emitir Guia de Transporte Animal (GTA).

Isto evita que tenha problemas futuros.

E, principalmente, procure se capacitar fazendo cursos sérios. 

Não sustente sua formação com dicas, macetes e similares. 

Estude, o Instituto Abelhas Nativas (IAN) por meio do site educacional Abelhazum Academia EAD e do site de conteúdo Beekipedia oferece esta oportunidade sempre.

Assim, as decisões que tomar serão acertadas desde o início e você poderá contribuir para o futuro sustentável da meliponicultura.

Todas enriquecem os aprendizados. 

Reunindo pessoas com o mesmo propósito, alcançamos benefícios coletivos, uma vez que participam criadores e estudantes do mundo todo, as mais diversas experiências são valorizadas e o resultado é surpreendente. 

Acesse os sites abaixo e conheça mais: 

Site de cursos Abelhazum:https://abelhazum.com.br/curso.php?c=109

Site de conteúdo Beekipedia: https://www.beekipedia.eco.br/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repensando a Meliponicultura para Produção

Meu "Fracasso" no Maranhão - Parte 1: Como Aprendi que a Seleção Natural Produz Mais Mel que o Alimento

A Profissionalização da Maturação do Mel das Abelhas Nativas: Um Chamado à Padronização e Qualidade