Na flor, pousa uma esperança
Em cada flor, passando por todas as regiões, em todos os cantos do país, as abelhas nativas cuidam tão bem de todos, que são elas mesmas o nosso maior presente de natal e a nossa maior esperança no ano que começa!
Estamos passando por momentos conturbados em vários aspectos; permanentemente vivemos em conflito sobre as nossas reais necessidades e procuramos aquilo que nos traga conforto e segurança dentro dessa realidade. Mas precisamos estar atentos se nossas necessidades são apenas manifestações de desejos, ou se realmente refletem nossa consciência dos limites mínimos que necessitamos para sobreviver com qualidade.
Conservar as abelhas, seja por meio de uma criação, seja por meio de outra forma de proteção, independente se são manifestações de desejos ou atitude de consciência das necessidades humanas, é um gesto de esperança que deve ser permanentemente cultivado.
Infelizmente, a criação de abelhas perpassa interesses que traduzem desejos outros que não a conservação. A meliponicultura (que é a prática de criação das abelhas nativas sem ferrão) deve ser uma atividade prioritariamente sustentável. De outra maneira, atendemos nossos desejos mas não as necessidades de sobrevivência com qualidade. Um adendo: sustentabilidade aqui se refere a capacidade do meio de naturalmente suprir de recursos as abelhas de forma a assegurar a manutenção dos ciclos reprodutivos das colônias, ou seja, assegurar que as colônias produzam rainhas e zangões que, por sua vez, darão origem a novas colônias, naturalmente.
Grupos de interesse fortes e articulados vem insistentemente tentando dar legalidade a práticas que de outra forma seriam condenáveis, uma vez que não são sustentáveis. Refiro-me ao tráfico de abelhas e a exploração econômica a qualquer custo. Neste embate, as abelhas alheias a tudo isto, passam, resilientes, fazendo a única coisa que sabem fazer: nos trazendo esperanças pela garantia dos ciclos reprodutivos das plantas, o que assegura abrigo, proteção e alimento para o mundo.
De flor em flor as abelhas salvam o mundo, o que você pode fazer por elas?😀
Comentários
Postar um comentário